terça-feira, 20 de novembro de 2012


ROXANE ROJO

 


Roxane Rojo discorre que ler não é apenas decodificação de grafemas (escrita) em fonemas (fala) e sim envolvimento de diversos procedimentos e capacidades (perceptuais, práxicas, cognitivas, afetivas, sociais, discursivas, linguísticas), todas dependendentes da situação e das finalidades de leitura, algumas delas denominadas, em algumas teorias de leitura, estratégias (cognitivas e metacognitivas). Além dessas, houve algumas transformações, apos alguns anos, onde foram apontadas e desveladas outras capacidades como: capacidades de ativação, reconhecimento e resgate de conhecimento, capacidades lógicas, capacidades de interação social, etc. Ainda estava restrito a compreensão do texto.

Mais a frente, o ato de ler passou a ser visto como uma interação entre o leitor e o autor. O texto deixava pistas, da intenção e dos significados do autor e era um mediador desta parceria interacional.

A leitura passa, primeiro, a ser enfocada não apenas como um ato de decodificação, de transposição de um código (escrito) a outro (oral), mas como um ato de cognição, de compreensão, que envolve conhecimentos de mundo, conhecimento de práticas sociais e conhecimentos linguísticos muito além de fonemas. Assim, podemos salientar as capacidades de decodificação:

- Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);

- Dominar as convenções gráficas;

- Conhecer o alfabeto;

- Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;

- Dominar as relações entre grafemas e fonemas;

- Saber decodificar palavras e textos escritos;

- Saber ler reconhecendo globalmente as palavras;

- Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura.

A todas essas capacidades acrescentam-se as capacidades de compreensão, apreciação e réplica.

Capacidades de compreensão:

- Ativação de conhecimento de mundo;

- Antecipação ou predição de conteúdos;

- Checagem de hipóteses;

- Localização e/ou cópia de informações;

- Comparação de informações;

- Generalizações;

- Produções de inferências locais.

Capacidades de apreciação e réplica do leitor:

- Recuperação do contexto de produção;

- Definição de finalidades e metas da atividade de leitura;

- Percepção de relações de intertextualidade;

- Percepção de relações de interdiscursividade;

- Percepção de relações de linguagens;

- Elaboração de apreciações estéticas ou afetivas.

A autora argumenta que as práticas de leitura aos alunos concretizam-se uma função social e que ler e escrever são exercícios de cidadania, e que formar leitores é tarefa de todos e um grande desafio aos autores escolares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário